Confira a programação completa dos Encontros Criativos da Gastronomia de Belo Horizonte


A capital mineira, com o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, passou a integrar o grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas, ampliando as possibilidades de envolvimento do público de maneira mais próxima e acessível à produção cultural, além de promover o pertencimento da população sobre o patrimônio cultural.

Apropriar continuamente desse título e dar visibilidade a ele é um dever de todos os integrantes da cadeia produtiva desse setor. Por isso, foi idealizado como parte da programação da Semana da Gastronomia Mineira o projeto Encontros Criativos da Gastronomia de Belo Horizonte.

O evento promove um rico diálogo com muita criatividade entre as cidades que receberam o título de Cidades da Gastronomia pela UNESCO, em 03 encontros online realizados de 01 a 03 de setembro de 2020.

O evento acontece no Facebook @semanadagastronomiamineira

Confira a programação:


01 de setembro, terça-feira, às 19h - Claudia Helena H Sadalla - Belém (PA) e Edson Puiati - Belo Horizonte (MG)


Claudia Helena Hasselmann Sadalla

É Diretora de Desenvolvimento e Negócios da Prefeitura de Belém e Ponto Focal da Cidade Criativa da Gastronomia. Coordena projetos e ações que visam o fomento do desenvolvimento econômico no mercado, através da implementação das diretrizes da Agenda 2030 da UNESCO. Graduada em Direito pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1987) e em Administração pela Universidade da Amazônia (1989), com mestrado em Marketing pela Long Island University / USA (1993), também cursou Pós Graduação em Direito do Trabalho e Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas.


Edson Puiati

Com vasta experiência internacional, representou a culinária mineira em incontáveis eventos em todo país e também no exterior. Um grande entusiasta da gastronomia, ministra aulas, cursos e capacitações há vinte e sete anos. É o criador da Semana da Gastronomia Mineira e do Prêmio Eduardo Frieiro, projetos que visam valorizar pessoas e organizações da cultura alimentar mineira.



02 de setembro, quarta-feira, às 19h - Silvana Graudenz Müller - Florianópolis (SC) e Juliana Souza Duarte - Belo Horizonte


Silvana Graudenz Müller

Mestre em Engenharia de Produção e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem larga experiência como chef de cozinha e administradora em restaurantes e hotéis. Trabalha como professora e pesquisadora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina aonde coordena grupo de pesquisa que auxilia e impulsiona a preservação de saberes e fazeres tradicionais por meio da realização de inventários gastronômicos.


Juliana Souza Duarte

Chef da Cozinha Santo Antônio. Historiadora, pesquisadora de historia da gastronomia mineira, mestranda do departamento de História da UFMG.


03 de setembro, às 19h - Luciana Marinho - Paraty (RJ) e Carol Figueira - Belo Horizonte (MG


Luciana Marinho

Chef e proprietária há 28 anos do Bistrô Alquimia dos Sabores, em Paraty, tendo recebido o Prêmio Travellers Choise 2020.


Carol Figueira da Costa

Historiadora da alimentação. Doutoranda em História pela Universidade de Évora, em Portugal, centra sua pesquisa no recorte investigativo do gosto alimentar. Mestre em Alimentação - Fontes, Cultura e Sociedade pela Universidade de Coimbra. Especialista em História e Cultura da Alimentação pela Università di Bologna, na Itália, e Universitè François Rabelais em Tours, na França. Possui licenciatura em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professora em cursos de ensino superior em gastronomia, como o Senac MG.

5 visualizações