Confira os destaques da nossa Reunião Plenária de Outubro



A reunião que aconteceu no dia 7 de outubro ocorreu na Prefeitura de Belo Horizonte. Nos informes gerais foram citados alguns eventos que ocorreram do dia 03/10 ao dia 06/10, como a III Festa Chilena que aconteceu na região do bairro Floresta.

  • A homenagem dessa reunião foi para a Sorveteria São Domingos, que esse ano completou 90 anos de história. O representante presente para a homenagem foi o filho do Seu Domingos – Domingos Dias, que explicou como era feito o sorvete antigamente e também contou que, além da sorveteria, ele herdou também a fazenda em Betim aonde seu pai cultivava alguns ingredientes que eram usados em suas receitas. Agradecemos imensamente por tantos anos dedicados à gastronomia e desejamos vida longa à sorveteria São Domingos!

  • Edson Puiati nos falou sobre o curso de Gastronomia da Faculdade UNA, que hoje se encontra no campus da Liberdade, além disso também explicou como funciona o grupo ANIMA de Educação e como está o mercado para as pessoas que estão se formando agora na área.

  • Leonardo Koury do Banco de Alimentos de Ribeirão das Neves mostrou a cartilha que contém os endereços dos Bancos que existem em Belo Horizonte e Região Metropolitana, além de algumas cidades do interior. Ele também ressaltou a importância no âmbito de Responsabilidade Social pois existem lugares como creches e asilos onde alguns produtos não chegam! Leonardo destacou que alguns eventos cobram 1kg de alimento não perecível como ingresso, o que ajuda bancos de alimentos. A informação é de que carnes também podem ser doadas desde que estejam devidamente embaladas. Algumas dúvidas surgiram no decorrer da apresentação e uma delas foi se a comida pronta poderia ou não ser doada. Sobre essa questão, um membro salientou que em a para diminuir o desperdício e dar um destino aos alimentos prontos do seu restaurante, ele desenvolve uma parceria com um supermercado próximo e os funcionários pudem comprá-la com um preço mais acessível.

  • Ana Carolina da FAEMG esteve presente promovendo a SIC – Semana Internacional do Café, que ocorrerá no próximo mês, do dia 20 a 22 de novembro, no Expominas. O evento tem como público principal empresas do ramo, por isso aqueles que possuem CNPJ não pagam ingresso. Já pessoas físicas pagam R$30,00 para entrar. A programação conta com campeonato nacional de baristas e algumas palestras, como: DNA do Café, Fórum da cafeicultura sustentável, Aliança internacional das mulheres do café.

  • Tonini Charcutaria fez uma apresentação da sua empresa no fórum de empreendedorismo. Durante sua fala, ressaltou que a empresa é composta atualmente apenas por ele e sua filha, no quintal de casa, e todos os seus produtos são feitos de maneira artesanal. Vale muito a pena conhecer!

0 visualização