De BH para o mundo

Coluna de Ricardo Rodrigues originalmente publicada no site do Jornal Hoje em Dia.


Além de muitos dos nossos queijos, cafés, azeites e vinhos serem reconhecidos internacionalmente, agora foi a vez da geleia. O sabor laranja suave com especiarias, produzido em Belo Horizonte pela Expressar Gourmet, empresa atuante há pouco mais de três anos no setor de indústria alimentícia, no bairro Vila Paris, região Centro-Sul da capital, recebeu um título no Prêmio Mundial de Geleias Artesanais, que ocorre em Penrith, Cumbria, no norte da Inglaterra, o Marmalade Awards at Dalemain.

Apesar da pandemia e de vários bloqueios no Reino Unido, por causa do lockdown, a premiação, voltada para pequenos produtores, teve um número recorde de inscrições este ano. Foram mais de três mil potes de 30 países, incluindo Brasil, Japão, Canadá, Austrália, Kuwait e República Dominicana. O júri de especialistas, formado por ingleses, um dos maiores e mais respeitados apreciadores de geleias em todo o mundo, se impressionou com a aparência, cor, consistência, aroma e sabor do produto belo-horizontino que, segundo os sócios da Expressar Gourmet, nasceu para atender à crescente demanda de consumidores ávidos por uma harmonização perfeita para o tradicional queijo minas.

Ainda não tive o privilégio de experimentar a geleia premiada, agora com fama internacional, mas mesmo assim, como fã incondicional da nossa gastronomia e de todos os talentos que reunimos em solo mineiro, não poderia deixar de divulgar a nobre conquista.

À primeira vista, este texto parece uma mera ação de marketing, mas não: o reconhecimento de uma pequena empresa mineira no outro lado do oceano Atlântico, é uma vitória nossa, de todos nós, sobretudo de todos os produtores artesanais do estado, que trabalham com tanto amor e dedicação criando produtos excepcionais e de qualidade inquestionável.

Quero ressaltar ainda que a Expressar Gourmet é apenas uma pequena ponta do iceberg neste delicioso universo que compõe a Cidade Criativa da Gastronomia e o estado de Minas Gerais, terra onde se respira boa comida, feita com técnica, mas sobretudo afeto, nosso ingrediente principal.

Que sempre tenhamos muitas outras conquistas vindas da cozinha para comemorar e que o Governo do Estado, através do Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira, e todas as entidades que trabalham incansavelmente para fortalecer, a cada dia mais, nossa gastronomia, possam estar sempre voltados para o fomento da numerosa cadeia produtiva do setor. Pessoas, trabalhadores e ideias criativas por aqui é o que não faltam! A criatividade, por sinal, é o ingrediente que temos de sobra.



Ricardo Rodrigues – Conselheiro Consultivo ABRASEL-MG e Coordenador da Frente da Gastronomia Mineira

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo