Confira os destaques da nossa reunião plenária de agosto



II Congresso brasileiro de Gastronomia, Ciência e Cultura Alimentar

A segunda edição desse importante evento vai ocorrer entre os dias 9 e 12 de outubro, no Mineirão. A intenção é superar o público da primeira edição, que ocorreu em Fortaleza, uma vez que Minas Gerais é conhecida como o estado da gastronomia.


O congresso vai reunir profissionais do setor, projetos e pesquisadores, articulando assim uma rede de saberes acerca desse tema. A programação conta com palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos, além da feita UaiFest, com produtos mineiros. Michel Abras, curador da edição, fez um chamamento ao final destacando que a organização está aberta para sugestões de mesas e palestras.


5ª Semana da Gastronomia Mineira

Edson Puiati destacou alguns pontos do evento que aconteceu durante durante todo o mês de julho e foi uma realização conjunta entre o Instituto Eduardo Frieiro e a Frente da Gastronomia Mineira. A programação contou com o Prêmio Eduardo Frieiro, Cozinhas Show, tour gastronômico e palestras.

Como resultado do evento, a feira de produtores de todo o estado, que acontecia anualmente durante a Semana da Gastronomia Mineira, agora acontecerá de forma regular, com um calendário que será divulgado em breve.


Agradecemos a participação de todos que abraçaram esse projeto fundamental para enaltecer a gastronomia do nosso estado.


Homenagem a Eberhard Hans Aichinger

A FGM irá homenagear regularmente em nossas reuniões pessoas que se envolvem em ações para a consolidação da gastronomia mineira. O primeiro homenageado foi Eberhard Hans Aichinger, que agradeceu imensamente o convite e contou sobre os seus 46 anos de dedicação ao setor.

Durante a sua fala, Eberhard contou que seu envolvimento com gastronomia iniciou quando ele tinha apenas 16 anos, sempre no salão, direto com o cliente. Sua história foi marcada pelos restaurantes que a família teve e outros projetos de que participou. Em 1992 ele se tornou a 2º presidente da ABRASEL.


Ao final de sua apresentação, o homenageado convidou a FGM para auxiliar no projeto da rota gastronômica da Estrada Real, iniciativa com a qual está envolvido atualmente. A FGM agradece imensamente ao Eberhard pela sua contribuição inestimável para a gastronomia do nosso estado!


Apresentação do Adelso Buffet e Restaurante

A apresentação faz parte de uma iniciativa da FGM de trazer estabelecimentos do interior para contar sua história nas reuniões plenárias. O Adelso iniciou como um bar e depois se tornou um renomado restaurante e buffet de São Leopoldo, sempre sendo administrado pela mesma família, passando de geração em geração.


Roberto Bini Lopes foi o responsável para nos contar um pouco da história do restaurante, destacando a importância dos fornecedores e clientes para o sucesso de empreendimentos na área da gastronomia. Ao final, convidou a todos para irem a São Leopoldo conhecer o Adelso.


III Festa Chilena de Belo Horizonte

Carolina Pizarro apresentou a Festa Chilena de Belo Horizonte que este ano chega à sua terceira edição. Carolina destacou o quanto a gastronomia é uma das grandes atrações do evento, que conta com barraquinhas de comidas e bebidas típicas chilenas, além de outras atrações culturais, A Festa Chilena tem como objetivo reunir os chilenos que moram em Minas Gerais e também apresentar a cultura chilena para os mineiros. O evento ocorre no próximo dia 28, a partir de 11h é uma festa de rua com entrada gratuita mediante doação de alimentos.


Centro de apoio ao profissional bartender

O centro conta com cursos, palestras, workshops e gestão de carreira.Os responsáveis pela apresentação salientaram que é fundamental pensar a área da coquetelaria dentro da gastronomia, uma vez que cada vez mais ingredientes regionais são valorizados pelos profissionais da área, como é o caso da cachaça.


Visita ao centro cultural da CDL

Para finalizar a reunião, os presentes foram convidados pela equipe da CDL a conhecerem o recém inaugurado centro cultural da CDL. Em um passeio guiado, todos puderam apreciar o trabalho cuidadoso de curadoria que foi realizado para apresentar a história de Belo Horizonte a partir do comércio.


O centro cultural da CDL é aberto ao público, uma atração imperdível que em breve fará parte do circuito cultural Praça da Liberdade.


Nossa próxima reunião ocorrerá no dia 02/09 na UNA campus João Pinheiro. Esperamos todos lá!

32 visualizações