Renascer

Coluna de Ricardo Rodrigues originalmente publicada no site do Jornal Hoje em Dia.




Um estudo da renomada Universidade de Harvard, nos EUA, que durou nada mais nada menos que 75 anos, constatou que o segredo da felicidade são as relações pessoais que cultivamos ao longo da vida. Quem criou laços fortes com outros seres humanos vive mais e melhor – para além de dinheiro, status social ou emprego. Isso significa que o sucesso maior de nossa caminhada está no afeto trocado, dividido, saboreado e devolvido.

E por falar em afeto e compartilhamento, não existe dia mais gostoso do ano que o Natal para vivenciá-los. Sempre fui um entusiasta desta data que, indiscutivelmente, é a maior celebração de vida do calendário cristão. Isso sem falar que ela está intimamente relacionada à gastronomia, afinal esta é a ocasião em que as famílias se reúnem em volta da mesa, com suas tradições, para relembrar o nascimento do menino Jesus e viver momentos ternos de felicidade e união.

Por tudo que o Natal carrega, acredito que ele seja o tempo de intensificarmos a reaproximação, o acolhimento, de olharmos para o próximo com olhos mais cautelosos e entendermos que não construímos nada (absolutamente nada) sozinhos. Precisamos do outro e com o outro devemos nos conectar no sentido mais literal da palavra.

Entendo perfeitamente que o ano foi complexo, delicado, mas graças a Deus chegamos ao término dele. E agora peço a você que respire. Conte até três calmamente e perceba o quão importante é este momento de celebração com seus amigos e entes queridos. Encha sua mente e coração de energias positivas pois a força motora do bem é surpreendentemente forte e transformadora. Ela é tudo que precisamos daqui para frente, ou melhor: precisamos dela sempre.

Desejo que a ceia de cada um dos que me acompanharam aqui, durante este longo 2020, seja farta de carinho, solidariedade e, principalmente, amor. Que possamos captar o verdadeiro simbolismo do Natal e internalizarmos todas as vibrações que ele é capaz de transmitir. E que este espírito fraterno seja levado para todos os outros meses do ano, afinal não estou me referindo apenas a uma data ou um dia que dura 24 horas. Devemos carregar o sentimento de hoje por onde formos.

Espero que a partir de agora você possa renascer como um novo e melhor filho, marido, esposa, profissional. Que você possa renascer, sobretudo, como uma pessoa ainda melhor.

E sempre que precisar renascer, afinal estamos em constante construção, não espere 25 de dezembro de 2021 chegar para mudar, repensar e, principalmente, crescer. Como disse anteriormente, o Natal é todo dia. Faça dele o hóspede principal do seu coração


Ricardo Rodrigues – Conselheiro Consultivo ABRASEL-MG e Coordenador da Frente da Gastronomia Mineira

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo