Sobre a nossa reunião plenária de fevereiro


No começo do mês tivemos a primeira reunião plenária do ano, nos informes gerais foi apresentada a Cartilha de Manipulação de Alimentos, que está disponível na biblioteca do nosso site, na seção de Manuais. Além disso, houve também uma discussão sobre os cenários para a cervejaria artesanal atualmente.


O estabelecimento homenageado do mês foi a Cantina do Lucas que em 2020 completa 58 anos de funcionamento. O restaurante está localizado no tradicional edifício Maletta e durante todas essas décadas manteve o alto padrão de qualidade dos pratos que serve, é por isso que é tão querido pelos belorizontinos.


Em nossa pauta acadêmica, a professora e pesquisadora Vani Pedrosa apresentou o projeto 300 anos de Minas, com destaque para as iniciativas que já estão em andamento e que têm como intuito promover uma maior compreensão sobre a gastronomia mineira nesses 300 anos de história. Uma delas é a criação de roteiros, como o roteiro turístico e gastronômico Serras Alterosas da Mantiqueira, inaugurado em janeiro deste ano fruto do Programa Primórdios da Cozinha Mineira. Além disso, estudos importantes, como sobre o uso do sangue em pratos típicos de Minas Gerais, entre outros, também serão desenvolvidos dentro desse importante projeto.


O Carnaval Gastrô, promovido pela Belotur juntamente com a Abrasel e a Feirinha Aproxima de Carnaval foram os eventos destaques de fevereiro. As duas com a proposta de valorizar a gastronomia nos dias de folia, aproveitando o grande número de turistas que vieram a Belo Horizonte para mostrar os nossos sabores.


A degustação ficou por conta de produtores de doce de leite, muçarela de búfala e frutas que fazem parte do roteiro de Barbacena.

0 visualização